Escapamentos

O escapamento ou sistema de exaustão é o conjunto de tubos e abafadores responsável por:

1. Reduzir o nível de ruído do motor: a primeira função é a de “absorver” as ondas sonoras através da interrupção do fluxo dos gases por anteparos e da passagem do fluxo por uma série de tubos perfurados e câmaras, mantendo o ruído do motor dentro de limites especificados por lei.

2. Controlar a contrapressão dos gases: o controle dos gases é obtido através das curvas, volumes e vazões que são cuidadosamente desenvolvidos para obter o melhor rendimento do motor no que se refere ao torque, potência e economia de combustível.

3. Conduzir os gases para fora do veículo: a terceira e principal função é conduzir os gases resultantes da combustão para fora do habitáculo dos passageiros, evitando assim a possibilidade de intoxicação dos ocupantes do veículo.

É formado pelo Tubo do Motor, que inicia a direção dos gases,Catalisador que tem como função principal transformar através de reação química os gases nocivos em elementos não contaminantes, Silencioso Intermediário que é responsável pela primeira redução do nível sonoro, velocidade, temperatura e pressão dos gases, e Silencioso Traseiro que tem como função a redução final dos níveis de ruídos e eliminação dos gases.

 

Quando substituir?

Com o veículo suspenso é feito um exame visual do sistema
Verificar as condições dos coxins e suportes
Os componentes do sistema devem ser substituídos quando apresentarem corrosão (furos), quebra, ruptura dos tubos internos
Ao substituir o abafador traseiro verifique as condições do abafador intermediário
Após a troca verificar possíveis vazamentos, ruídos e o alinhamento do sistema.